1ª Parte – Introdução
Pode parecer um bocado fora de tempo escrever sobre acampar de bicicleta no meio da época mais fria do ano. Mas, garanto que acampar, mesmo nesta altura é bastante agradável – se levarmos, claro, o equipamento adequado.
O que quer dizer S24O? O nome não é meu, nem o conceito. Quem lhe deu o nome foi Grant Petersen das bicicletas Rivendell. O conceito é tão genial como é simples. Pega na bicicleta, algures depois do almoço e antes do jantar, pedala até algum lado giro para acampar com alguns amigos. Monta a tenda, faz jantar, come, fala e ri. Vai dormir contente. No dia seguinte, acorda, vê o nascer do sol, faz pequeno-almoço e pedala até casa. Tudo isto em menos de 24 horas. Daí o nome S24O: Sub 24 Hour Overnight.
Muitos de nós temos vidas cheias. Ora por razões familiares, ora por razões de trabalho, ora pelas duas ao mesmo tempo. Por isso, as viagens de vários dias, semanas ou até meses passam diante dos nossos olhos apenas em revistas ou em sonhos. Aí é que entra o S24O. Podemos partir, por exemplo, Sábado à tarde e regressar no Domingo de manhã. Ainda temos tempo para fazer outras coisas: estar com a família, mudar a água ao aquário dos peixes, organizar a colecção de selos e, claro está, acampar. Toda a gente fica contente.
Preparar um S24O não custa muito, em termos logísticos. Não exige grande planeamento. A parte mais importante é, geralmente, o que levar para comer. O sítio deve ser bonito e fácil de chegar de bicicleta. Se, infelizmente, não viverem perto de um local bom para acampar, façam batota. Apanhem um comboio ou vão de carro até algures aonde já dê para pedalar agradavelmente até ao local do acampamento. A ideia é não ter de pedalar muito até ao acampamento. No máximo dos máximos, 60 quilómetros. Afinal de contas, é um passeio divertido!
Gonçalo Pais
03.12.2013 em 22:20I do it allllll the time!
abraço