Que bomba usar?

Muitas vezes, vejo pessoas a pedalar com os pneus vazios. Muitas das vezes, é por não saberem como encherem os pneus. Mas este tema terá de ficar para outro artigo, porque neste, vou falar de bombas. Pelos vistos, as bombas são tão complicadas que precisam de um artigo próprio.

Pensavam que aquela bomba de 2,99€ comprada na Sportathlon servia? Se calhar não!

Antes de começar a falar em bombas, temos de falar de pneus. Quais serão os pneus que irás encher com a bomba? Quantos pneus irás encher?

Como é que sei qual a pressão que devo meter nos meus pneus? Fácil: geralmente está escrito no próprio pneu, em letrinhas pequenas. Depois, é só comprar a bomba adequada à pressão.

Se tens pneus grandes, ou seja, com grande volume, que geralmente corresponde a um pneu que é feito para levar uma pressão mais baixa, precisas de uma bomba que, sobretudo, possa bombear volume. Ou seja, uma bomba deste tipo, com um corpo de diâmetro maior, ou seja, mais volume:

POMPE_ZEFAL_AIR_PROFIL_FC01_1411405826

Zéfal Air Profil FC01: 6bar/87 Psi

Este tipo de bombas é ideal para a grande maioria das bicicletas que encontramos no dia a dia. Bicicletas de montanha e algumas bicicletas citadinas e de viagem. A cada bombada, entra mais ar.

Se tens pneus pequenos, ou seja, fininhos, terás de ter uma bomba de alta pressão. SEM FALTA. Boa sorte ao tentar encher um pneu 700×23 com a tua bomba de 2,99€ comprada na Sportathlon.

Não vais conseguir.

Em pneus de alta pressão, é essencial usar uma bomba de maior qualidade e que seja capaz de atingir alta pressão. De maior qualidade, porque simplesmente funcionam melhor (e duram mais tempo)- consegues MESMO encher os pneus e não apenas “safar” até à próxima bomba de gasolina. E de alta pressão, pois andar com pneus fininhos meio cheios é horrível. Para não dizer perigoso.

Um bomba de alta pressão tem um corpo de diametro mais pequeno: a cada bombada, bombeias menos ar, mas consegues continuar a bombear ar a altas pressões, coisa que com a bomba de baixa pressão não é possivel. A partir de certa pressão, é preciso fazer tanta força que se torna impossível usar a bomba de baixa pressão.

Algumas das bombas de alta pressão que costumo ter aqui na loja:

pump-zefal-air-profil-fc02

airprofilmicro

zefal-air-profil-ll-

Zefal Air Profil FC 02 8Bar/116 Psi / Zefal Air Profil Micro 7Bar/ 10 Psi/ Zefal Air Profil LL 9Bar/130Psi

Com uma bomba de alta pressão, conseguimos encher pneus de baixa pressão. Simplesmente, como um pneu de baixa pressão tem um volume maior, e como a bomba de alta pressão bombeia pouco volume de cada vez, vamos passar uns bons minutos a encher o pneu. O inverso, geralmente não é possível: usar uma bomba de baixa pressão num pneu de alta pressão.

Se tiveres de encher muitos pneus ou se tiveres uma bicicleta com pneus fininhos recomendo vivamente a compra de uma bomba de oficina. São os 40 euros (mais coisa, menos coisa) mais bem gastos da tua vida. Andei anos a encher pneus sem uma bomba de oficina. Quando finalmente comprei uma SKS super-não-sei-o-quê com manómetro, perguntei a mim mesmo: porque é que demorei tanto tempo a comprar uma coisa destas? Para além de tornar o encher de pneus (de todos os tipos) muito mais fácil, conseguimos controlar a pressão dos mesmos com o manómetro.

Podem encontrar todas estas bombas (e outras) na Loja Velo Corvo.