Como lubrificar a corrente

Uma das dúvidas mais comuns que persiste nos novatos às bicicletas é também uma das mais simples de resolver: como lubrificar a corrente.

Muitas vezes, vejo bicicletas a passarem por mim na ciclovia. Mas antes de as ver já as estou a ouvir. A corrente chia tão alto que se ouve ao virar da esquina. Isto não só é mau porque faz barulho mas também porque ajudar a gastar  a transmissão mais depressa. Para além de causar muito mais atrito, o que se transmite na bicicleta estar mais “presa”!

Ou seja, cuidar da corrente só traz vantagens. E não custa muito tratar dela. Basta cerca de 5-10 minutos.

Antes de começarmos a despejar óleo para cima da corrente, temos de ver se a corrente está minimamente limpa. Se a tua corrente está tipo a foto de baixo, guarda o óleo. Temos de antes limpar a corrente.

 

correntesuja

Como limpar a corrente? Depende do estado de sujidade da mesma. O ideal seria não a deixar ficar muito suja em primeiro lugar. Mas já estando o mal feito, há que a limpar.

Se a corrente estiver pouco suja, podemos limpá-la com um pano.

Para casos mais extremos, nada melhor do que utilizar um desengordurante amigo do ambiente.

Só devemos aplicar óleo se a corrente estiver mais ou menos com este aspecto.

corrente1

 

Para aplicar óleo, não basta virar a garrafinha e encher a corrente. Há que fazer as coisas com critério. Para cada elo, basta um pingo de óleo.

 

corrente 2

Depois de aplicar um pingo de óleo em cada elo, deixar ficar a bicicleta quietinha durante cinco minutos. Após cinco minutos, pegar num papel de cozinha, e limpar o excesso de óleo. A corrente só precisa de ficar lubrificar por dentro. Demasiado óleo no exterior só significa uma coisa: o óleo irá atrair toda a sujidade e a corrente ficará rapidamente suja. Os mais atentos repararam que não falei de óleo em spray. E com razão! Não gosto de usar sprays pois o óleo acaba sempre por ir para onde não interessa, para além da corrente ficar com óleo a mais.

Para manter a corrente limpa facilmente, basta não a deixar ficar muito suja – simples!