O que vestir em dias frios

 

Julgando pela quantidade de pessoas que não vi a pedalar hoje de manhã quando vinha para a loja, deve estar frio. De facto o meu conta quilómetros marcava cerca de 5 graus.

IMG20170118192344

Sim, estava frio. Mas não tanto frio que não se possa pedalar com o mínimo de conforto.

Para isso basta estar minimamente preparado.

Cada pessoa sentirá o frio de maneira diferente. Hoje vou partilhar com vocês o que tem sido a minha experiência ao longo destes anos todos a pedalar por aí.

1- Algodão, nunca. Desde que descobri que usar roupa de lã era a coisa mais confortável do mundo, nunca mais voltei atrás. Sempre que faz frio, recorro a uma camada fina de lã (merino ou não) junto ao corpo. De seguida, coloco uma ou mais camisolas de lã de espessura variada, de acordo com o frio que está e que sinto. Muito importante: no tronco é que não consigo usar algodão, por exemplo, uma camisa de algodão. Para distâncias maiores, o algodão absorve a humidade toda do suor e não “respira”. Com o ar frio a bater no corpo, sente-se imediatamente a temperatura a descer.

Com a lã isso não acontece. A lã tem essa magia: repele a água e regula bem a temperatura do corpo. O algodão não.

Para além desta magia, a lã é naturalmente anti-bacteriana. Logo, não ganha cheiros horrendos como as maravilhosas roupas de licra e outras fibras super tecnologicamente avançadas.

2- Corta vento: ora, em dias especialmente frios, podemos usar um corta vento. Aqui já se pode recorrer a um corta vento de algodão, por cima das camadas de lã. Se sentirem que estão a ficar com calor, basta tirar o corta vento. Fácil.

Boutique-tintin

3- Calças? Não exactamente. Basta copiar o Tintim. Calças (de lã, claro), um pouco mais largas, com meias altas. Só vantagens: confortáveis, quentes, e não se prendem na corrente.

 

IMG20170119112507

Relativamente aos pés, nos dias mais frios, convém reforçar a protecção com um segundo par de meias mais grossas. Se estiver mesmo frio, nada como usar umas ceroulas, tipo aquelas que as nossas mães nos obrigavam a vestir quando éramos pequenos.

4- Luvas. Pedalar sem luvas num dia frio é horrível. Parece óbvio. Aqui, qualquer luva quente serve. Não é preciso ir a correr comprar aquela luva especial.

5- Cachecol ou lenço. Tal como nas camisolas, há-de haver dias frios em que um cachecol é demais. Mas mesmo assim, devemos proteger o pescoço. Para isso, basta arranjar uma bandana. Funciona bem! Se estiver mesmo frio, claro, usar um cachecol.

6- Gorro. Importantíssimo. Mais uma vez, a lã é o ideal. Mas aqueles chapeuzinhos de ciclismo para inverno que tapam as orelhas também são bem bons.

7- Fibras sintéticas. Não, obrigado. Ou seja: tudo o que é “próprio” para andar de bicicleta, é no geral , algo que evito.

8- Reflectores na roupa. Naqueles dias de Inverno escuros, se querem aumentar a segurança, basta colocarem na roupa algumas fitas reflectoras. Alfinetes de ama, fita reflectora de um colete reflector velho. Fácil e eficaz.