Recentemente, tive a possibilidade de testar o novíssimo Ribcap Hardy, acabadinho de chegar a Portugal.
Para aqueles que não conhecem a conhecem, a Ribcap é uma marca Suiça que se dedica a fabricar “capacetes” (e já vão perceber as aspas). Inicialmente, começaram por ter uma gama com alguns modelos para desportos de inverno. Este ano, acabam de lançar o modelo Hardy, que testamos agora, para os ciclistas. Urbanos e não só. O Hardy é o modelo de Verão da Ribcap.
Como já perceberam, a Ribcap não é carne nem é peixe. Ora, não é um capacete rígido, como estamos habituados a ver, nem é um simples boné de algodão.
Consultando o site da Ribcap, podemos ver que dentro de um “capacete” da Ribcap, está um material visco-elástico que nos garante protecção em caso de impacto. No site lemos também que segundo testes efectuados na Universidade de Estrasburgo, o Ribcap tem um efeito positivo ao reduzir o stress biomecânico sobre o crânio, isto comparando com uma cabeça não protegida.
Dentro dos ciclistas, a questão do uso ou não do capacete, em especial nos ciclistas urbanos, é uma de divisão: uns acham que é essencial, outros nem por isso. A verdade é que os testes que estão previstos na norma que regula os capacetes rígidos é bastante redutora. Normalmente, não nos caiem em cima da cabeça pesos largados a determinada altura (é este o teste da norma- teste este que pretende simular o impacto). Outros, simplesmente, preferem não viver com o medo do que poderá acontecer.
O capacete não é um escudo de invencibilidade. O Ribcap ficará algures entre um capacete e nada (ficando mais perto do capacete claro).
Posto isto, e sabendo de antemão que o nível de protecção oferecido pelo Ribcap não é igual ao de um capacete rígido mas muito melhor do que nada usar, fui testar o Ribcap para ver quais as desvantagens e vantagens.
Pegando no Ribcap, vemos de imediato que é uma peça bem construída e bem pensada. Colocando o Ribcap na cabeça, percebemos rapidamente que é bem mais confortável e leve do que um capacete rígido. Nem parece que estamos a usar um “capacete”, mas sim um normal boné de ciclismo- isto é, se não fosse a fivela de queixo ( que é bastante confortável e de fácil ajuste).
O Ribcap que recebi para testes era grande para mim, por isso, nas fotos, se parecer um bocado grande para a minha cabeça é porque é mesmo. O Ribcap está disponível em vários tamanhos, claro.
Olhando para dentro do Ribcap, vemos apenas o forro Coolmax (para aqueles dias quentes). O Ribcap tem quatro aberturas para arejamento.
O modelo Hardy, que testei, parece um boné de ciclista, com pala e tudo! Segundo a marca, é o modelo de verão, o que significa que em Portugal dará para o ano inteiro, a não ser que vivam na Serra da Estrela.
Ao pedalar com um Ribcap, nem nos apercebemos que estamos minimamente protegidos de tão leve que é. Relativamente ao arejamento, não vou dizer que é a coisa mais fresca do mundo, porque não é. Afinal de contas, não é um boné. Achei-o bem mais fresco do que um daqueles capacetes rígidos “urbanos” e bem mais confortável e leve do que qualquer capacete.
Recomendo o Ribcap para aqueles que querem algum nível de protecção, mas que não conseguem gostar da estética de um capacete.
O Ribcap está disponível em várias lojas em Portugal. Mas informações em info@ribcap.pt , https://www.ribcap.ch/ ou https://www.facebook.com/
Sem Comentários