A oficina do Corvo – dicas
Quando desmontamos uma qualquer peça com rosca, convém termos o máximo cuidado com a mesma. Nada pior do que “encavalitar” uma rosca, por exemplo, de um eixo pedaleiro! Para evitar o desastre e, porque um corvo prevenido vale por dois, sigam então estas dicas fáceis.
1- Limpar sempre as roscas, usando uma escova de dentes velha (que também serve para lavar os dentes da bicicleta – pedaleira, carretos e roldanas do desviador traseiro). Para alem de ser a melhor maneira de fazer as coisas, depois de levar um bocado de massa consistente fresca, a peça enroscará muito melhor. Prestar especial atenção a roscas finas de passo reduzido tais como eixos pedaleiros e manivelas de pedaleira (ao usar um saca-manivelas). Outro sítio a termos cuidado é na rosca da ponteira (desviador traseiro).
2- Enroscar primeiro a peça à mão, no caso de eixos pedaleiros. Devemos ter a certeza que a peça está a entrar direitinha e não encavalitada. Geralmente, se tivermos limpo tudo bem, conseguiremos enroscar à mão 5 ou 6 voltas. Se enroscarmos à mão, temos a certeza de que não estamos a moer a rosca.
3-Usar um bocadinho de massa consistente nas roscas. Evita a corrosão e torna a nossa vida mais fácil no futuro.
Sem Comentários